Home / Tudo de bom / Mas afinal, a musculação engorda ou emagrece?

Mas afinal, a musculação engorda ou emagrece?

Embora a prática a musculação seja cada vez mais regular e popular entre os praticantes de exercícios físicos, ainda gera muitas dúvidas entre aqueles que desejam emagrecer com esse tipo de atividade.

O motivo principal é que todo mundo sabe que a musculação está diretamente associada com o aumento dos músculos e a tonificação muscular, e que depois de seu início e regularidade, é comum que na pesagem a pessoa se depare com um peso igual ou muitas vezes maior na balança.

Aí nessa hora muita gente fica sem entender se esse tipo de atividade física está de fato ajudando a eliminar os quilinhos extras, ou se pelo contrário ela está causando o efeito oposto e fazendo com que você engorde.

A fórmula da musculação – O ganho de massa muscular X a queima de gordura

Quando feita de maneira correta, a musculação, juntamente com uma dieta balanceada, é capaz de acelerar o seu metabolismo sim, fazendo com que você queime mais gordura por mais tempo, assim ajudando a emagrecer.

Dessa forma, quem pratica esse tipo de atividade física consegue ver no corpo uma diminuição dos níveis de gordura dentro do organismo, o que irá apresentar uma redução do peso.

Assim é possível entender porque de fato a musculação emagrece.

Mas por outro lado, é preciso compreender também que essa gordura que você está queimando está sendo substituída por massa magra dentro do seu corpo, o que irá ser responsável pela construção dos músculos.

Outro fato importante de saber para quem tem carrega essa dúvida é que um quilo de músculo pesa muito mais que 1 quilo de gordura, e embora a musculação garanta a taxa elevada do metabolismo, ela também garante – no mínimo – a manutenção dos números que você observa na balança.

Dessa forma fica fácil entender o porquê muita gente, por meio de uma análise rasa e falta de informação, acredita que a musculação engorda. Quando na verdade aquilo que está aumentando na balança não é sua gordura, mas sim a sua massa magra.

Os números na balança não são o mais importante

A verdadeira questão quando o assunto é musculação, é que essa atividade por si só não tem o poder de engordar, e nem também de emagrecer do mesmo jeito que um exercício de alta intensidade tria.

O que acontece é que ela causa modificações na configuração do seu corpo, substituindo a sua gordura por músculos, e sendo beneficia na perda de peso se alinhada com um estilo de vida mais saudável.

Por isso, quando seu objetivo final é a perda de peso, é preciso ter muito cuidado com o que você vê na balança, já que na maioria dos casos esse número não significa um progresso ou retrocesso na gordura corporal, mas sim na estrutura do seu corpo como um todo.

Assim é preciso sempre associar sua atividade física, seja ela qual for, com um profissional da área da saúde, para que você compreenda seu corpo e entenda os resultados que está alcançando, o que significam seus números e porque você deve continuar.

Por fim, se você estiver em busca principalmente da redução do seu peso, é importante intercalar atividades de estilo aeróbicas e de alta intensidade com a musculação, já que isso irá te ajudar a reduzir o número que você deseja na balança.

No final das contas, a musculação não engorda ao contrário do que muita gente acredita, mas garante uma construção maior da sua massa muscular, o que irá interferir diretamente no seu resultado em cima da balança. Por isso sempre preste atenção aos sinais do seu corpo e procure práticas que te auxiliam no seu resultado final.

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *