Home / Seja forte / Natação adulto – Conheça os benefícios dessa modalidade para quem já é mais velho

Natação adulto – Conheça os benefícios dessa modalidade para quem já é mais velho

Muita gente tem pensamentos do tipo, “sou muito sedentário” “já passei da idade de me exercitar” “tenho vergonha de nadar” e por aí vai. Mas saiba com tranquilidade que a Natação adulto é uma modalidade sem nenhuma contraindicação e com diversos benefícios para o corpo.

Seja na idade que for a natação é um dos exercícios mais completas, e apresenta uma melhor significativa para quem a escolha como atividade física, aumentando a situação física dos mesmos, desde que você mantenha em mente a sua individualidade na hora da prática.

Mesmo que você tenha traumas de infância ou pouca afinidade com a água, não é preciso deixar isso como um obstáculo na hora de iniciar a natação, muito pelo contrário, esse tipo de situação precisa ser um grande impulso para você vencer seu medo e buscar novas formas de se exercitar.

Conheça os benefícios da Natação adulto

Não são poucos os motivos pelos quais a Natação adulto é indicada para quem procura uma nova forma de se exercitar. Essa terapia pode superar medos, aumentar a autoestima, melhorar a saúde e dar uma sensação maior de segurança.

Para começar esse esporte afeta diretamente as articulações, relaxando seus músculos e ajudam a aliviar possíveis tensões. Como é uma atividade física realizada no meio aquático sem impactos, os músculos podem trabalhar sem problema nenhum.

Como a água é 12 vezes mais pesada que o ar, estudos confirmam que atividades como a Natação adulto podem fortificar até 6 vezes mais o músculo, aumentando diretamente o gasto calórico que você tem.

Além disso, a prática regular dessa modalidade esportiva ajuda a melhor a circulação sanguínea, o que por sua vez facilita a oxigenação das células, músculos e órgãos.

Esse exercício aumenta a flexibilidade da coluna, alivia as dores e pode melhor a postura de quem o pratica, por isso é altamente recomendado para quem sofre de problemas como cifose, escoliose, lordose e hérnia de disco, ou para aqueles que tem asma ou bronquite.

De forma geral é uma das modalidades mais completas que existem, sendo uma grande aliada no combate ao tabagismo, ao estresse da vida cotidiana e do sedentarismo.

Entre os principais benefícios da Natação adulto podemos ver:

  • Longevidade: Muitos estudos indicam que os praticantes de natação apresentam uma taxa de mortalidade 50% inferior as outras pessoas que também são fisicamente ativas;

  • Sem impactos: Por ser uma atividade sem impactos reduz dores na fase de adaptação, tornando o processo mais fácil;

  • Artrite: Os alongamentos que são feitos na piscina ajudam a fortalecer os músculos, contribuindo para o treino aeróbico;

  • Tônus e força muscular: Ótima maneira de aumentar a capacidade muscular;

  • Flexibilidade no corpo todo

  • Melhora a saúde do coração: Ao mesmo tempo que o torna maior, também ajuda a bombear mais sangue, criando um fluxo melhor para todo o corpo;

  • Controla o peso e queima calorias: Essa é uma das melhores formas de queimar calorias;

  • Tchau alergias: Por ser um exercício no ar úmido, ajuda a reduzir sintomas alérgicos, como bronquite e asma;

  • Controla o colesterol

  • Dê adeus ao estresse: A endorfina aumenta conforme a prática da Natação adulto acontece, o que diminui o estresse do dia a dia e cria uma sensação de felicidade maior e mais intensa;

  • Autoestima: Com a melhora da qualidade de vida as pessoas se sentem muito mais seguras e em boa forma, tendem sua autoestima aumentada.

Agora você já sabe porque fazer Natação adulto e que as desculpas não têm vez aqui, comece a se beneficiar desse exercício completo.

 

 

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *