Home / Saúde / Natação infantil – Como seu filho pode se beneficiar dessa aula

Natação infantil – Como seu filho pode se beneficiar dessa aula

A Natação infantil é perfeita para desenvolver a motricidade nas crianças, além de ser extremamente atrativo por conta do meio em que é praticado, já que não requer muitos esforços, combate o sobrepeso e ainda não causa lesões nos pequenos.

Em tempos constantes de combate a obesidade e conversas sobre como deixar nossos filhos mais saudáveis, além de uma boa alimentação, é necessário conscientizar tanto os pais quanto os filhos da importância da atividade física na vida das crianças.

Na teoria isso parece ser simples, já que os benefícios falam por si só, mas na prática, com o avanço das tecnologias, o computador, tablet e smartphone são os melhores amigos deles.

Por isso é preciso encontrar uma prática que seja ideal, como a Natação infantil, já que seu ambiente aquático atrai naturalmente as crianças, a grande quantidade de praticantes ajuda a socializar e os efeitos agressivos mínimos deixam os pais felizes.

Porque seu filho pode se beneficiar da Natação infantil

Embora muitas crianças tenham uma pequena dificuldade no começo em relação à aprendizagem motora da atividade, as próprias brincadeiras e descontrações dirigidas antes da aula ajudam na busca do equilíbrio corporal e do desenvolvimento cognitivo que o esporte traz.

A água por si só, com características relaxantes e funções orgânicas, representa uma liberdade de movimentos que não se equipara a nenhum outro tipo de atividade.

Assim, por conseguinte, a Natação infantil é capaz de trabalhar o sistema motor das crianças, e em paralelo todo o sistema cardiorrespiratório, já que em cada braçada o ritmo aumenta e o coração fica mais forte, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares.

Entre as vantagens e benefícios diretos na saúde podemos ver:

  • Melhor capacidade de raciocínio;
  • Diminuição dos sintomas das doenças cerebrais e redução do risco dos mesmos;
  • Aumento da capacidade circulatória e respiratória do corpo;
  • Desenvolvimento da massa muscular e alongamento dos músculos;
  • Ampliação dos movimentos articulares e maior flexibilidades em todas as articulações.
  • Aumento da frequência cardíaca, o que ajuda na queima de gordura excedente, principalmente localizada em volta do coração;
  • Fortalece os músculos torácicos e da elasticidade aos pulmões, tornando-os capazes de absorver mais oxigênio;
  • Aumenta a autoestima das crianças, já que na água elas se sentem mais seguras e de forma geral, mais independentes;
  • O caráter lúdico que a atividade tem pode levar ao relaxamento muscular;
  • Maior resistência física e prevenção, manutenção e recuperação do corpo mais funcional e potente;
  • Ajuda diretamente no equilíbrio e na coordenação.

Indicações da Natação infantil

No mínimo, especialistas indicam 2 vezes por semana, e no máximo 4, já para os adultos essa taxa pode ir até 5 vezes semanais. A atividade precisa ser praticada pelos menos por 30 minutos, com um tempo máximo de 60 minutos, incluindo tanto o aquecimento, nado e o desaquecimento.

Fazer diferentes formas de treino também pode ser uma forma benéfica dentro da Natação infantil, intercalando velocidade, estilos e durações variadas, sempre levando em consideração a força das crianças.

Os resultados

Os resultados da Natação infantil podem ser vistos a partir de 4 semanas de treinos regulares, onde as primeiras melhoras aparecem. Com 12 semanas de treinos a melhor se torna expressiva.

Já com a regularidade de uns 6 meses os avanços são muito mais progressivos e estáveis, fazendo com que a criança já esteja tendo melhoras em todas as áreas citadas acima.

Agora que você já sabe os benefícios da Natação infantil para o seu filho, não deixe de adicionar esse exercício físico completo em sua vida e colha os resultados com ele.

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *