Home / Saúde / Os 8 benefícios da musculação feminina que toda mulher deveria conhecer

Os 8 benefícios da musculação feminina que toda mulher deveria conhecer

A busca pelo corpo perfeito é sempre mais dura para as mulheres do que para os homens, e mesmo hoje em dia, muita gente acredita que a musculação feminina é um equívoco fazendo com que muitas delas passem a maior parte do tempo em máquinas de cárdio.

E de acordo com uma pesquisa realizada por centros de saúde física, apenas cerca de 20% das mulheres praticam treinamento de força e conhecem verdadeiramente os benefícios que a musculação feminina pode trazer para o corpo.

Não acredite que esse tipo de treino serve apenas para fazer você ficar sarada e ganhar músculos, a muito mais por trás desse exercício que muitas mulheres desconhecem.

Os 8 benefícios da musculação feminina

  1. Perda de gordura corporal

O treinamento com pesos constrói músculos, e o aumento do músculo magro aumenta o metabolismo, e um metabolismo maior significa que você vai queimar mais calorias durante todo o dia.

Estudos descobriram que uma praticante de musculação feminina de duas a três vezes por semana durante dois meses ganhará cerca de dois quilos de músculo e perderá 3,5 quilos de gordura.

Para cada quilo extra de músculo que você ganha, você queimará de 35 a 50 calorias por dia, e isso pode realmente somar a longo prazo.

  1. Ganhar força sem aumentar o corpo

Uma das razões mais comuns pelas quais as mulheres evitam o treinamento com pesos é porque temem “aumentar o volume” de seus músculos. Este é um equívoco, pois ele não pode acontecer fisicamente.

As mulheres simplesmente não têm a testosterona para construir músculos como homens, já que elas têm 10 a 30 vezes menos testosterona do que eles. Por isso elas conseguem desenvolver a definição muscular e a força sem se preocupar tanto com o tamanho.

  1. Redução do risco de osteoporose

A musculação feminina não só fortalece os músculos, mas também fortalece seus ossos. O treinamento com pesos aumenta a densidade óssea, o que reduz o risco de fraturas e ossos quebrados.

A pesquisa também mostrou que o treinamento com pesos pode aumentar a densidade do osso espinhal para criar uma coluna vertebral forte e saudável.

  1. Reduzir o risco de lesões

O treinamento com pesos também aumenta a força nos tecidos conjuntivos e nas articulações, dessa forma articulações, ligamentos e tendões fortes são importantes para prevenir lesões e podem aliviar a dor por osteoartrite.

O fortalecimento dos músculos e do tecido conjuntivo causará prejuízo das tarefas diárias e o exercício de rotina menos provável e pode até melhorar o desempenho esportivo.

  1. Queime mais calorias

O treinamento com pesos foi provado para aumentar seu metabolismo por até 24 horas após um treino. Quanto mais intenso o treino, mais calorias são queimadas.

Assim após um treino intenso, há mais consumo excessivo de oxigênio pós-exercício, o que significa que há um aumento no consumo de oxigênio, ajudando a quebrar as reservas de gordura no corpo.

  1. Melhorar o humor e reduzir o estresse

As endorfinas são neurotransmissores que previnem a dor, melhoram o humor e combatem a depressão e um aumento nas endorfinas naturalmente reduz o estresse e a ansiedade.

As endorfinas também estimulam a mente, melhorando o estado de alerta e aumentando a energia. Assim a musculação feminina consegue liberar essas endorfinas e fazer você se sentir menos cansada e estressada.

  1. Alivia os sintomas da TPM

Um dos fatores principais da TPM é a depressão e o mau humor, assim por meio do equilíbrio de hormônios e a liberação de endorfina que já vimos, a musculação feminina consegue neutralizar o corpo, amenizando essas mudanças mensais.

  1. Acaba com as celulites

Por fim, um dos motivos que a musculação pode ser beneficia para as mulheres além do formato do corpo é que ela consegue esticar a pele acabando com a flacidez, estimulando a circulação e fazendo que as camadas de gordura diminuam.

Esses são apenas 8 benefícios diretos que a musculação feminina pode ter no corpo das mulheres, e por isso está na hora de mudar seu pensamento e adicionar pesos ao seu treino.

 

 

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *