Home / Motivação / Você sabe o que é Tae-kwon-do? Entenda como essa arte marcial pode beneficiar seu corpo

Você sabe o que é Tae-kwon-do? Entenda como essa arte marcial pode beneficiar seu corpo

O Tae-kwon-do é uma antiga arte marcial coreana. Mas o esporte não é apenas sobre chutes e socos, ele também oferece várias vantagens a qualquer um que considere essa arte marcial como esporte ou até mesmo passatempo.

Ele cria confiança, ajuda a sua saúde, fornece-lhe autodefesa e ensina disciplina. No total, essas vantagens fornecem um argumento convincente para aqueles que querem conhecer mais sobre.

Essa luta é conhecida por ser uma ferramenta fantástica para melhorar sua força física e condicionamento cardiovascular. É uma arte marcial relativamente nova, desenvolvida originalmente por especialistas coreanos que combinaram as artes marciais chinesas, o karatê de Okinawa e várias tradições coreanas.

O resultado é uma forma fenomenalmente popular de arte marcial que foi incluída nos Jogos Olímpicos em 2000. Como é frequentemente o caso das artes marciais, aqueles que não praticaram Tae-kwon-do desconhecem seus benefícios mentais e físicos, e podem até fazer mal juízo da mesma.

O que é Tae-kwon-do?

Tae-kwon-do é a arte da autodefesa que se originou na Coréia. É reconhecida como uma das formas mais antigas de artes marciais do mundo, atingindo mais de 2.000 anos. O nome foi selecionado para sua descrição apropriada da arte: Tae (pé), Kwon (mão), Do (o caminho).

“Tae” refere-se às pernas e ao tronco inferior, que proporcionam a força necessária para fazer os golpes famosos da luta. O tronco inferior também é onde o centro de equilíbrio do corpo está localizado.

“Kwon”, como com “Tae”, significa mais do que apenas “bater com as mãos”. Ele se refere também à parte superior do corpo e aos braços. Uma parte inerente do termo “Kwon” também significa defesa. É o complemento de ataque e deve ser explorado para aprender equilíbrio de forma e técnica.

“Do” significa “o caminho”. Este é o domínio da mente e indica que mais está envolvido do que apenas treinar o corpo. Não é suficiente para o praticante tornar-se proficiente apenas nos aspectos físicos da arte; sua mente e seu corpo devem trabalhar juntos em harmonia, incorporando o espírito da unicidade.

Assim, o Tae-kwon-do utiliza o desenvolvimento mental e físico, que proporciona uma configuração para o bem-estar emocional, a liberdade do estresse e do medo, um sistema completo de autodefesa e um estilo de vida verdadeiramente único.

Benefícios e importância do Tae-kwon-do

  1. Confiança

O Tae-kwon-do pode ajudá-lo a criar confiança. De acordo com um estudo publicado por “The Sport Journal” em 2004, estudantes dessa arte marcial gradualmente aumentaram de confiança.

O estudo descobriu que parte do que ajudou os alunos a ganhar confiança era participar de manifestações e performances públicas de Tae-kwon-do. Os alunos também ganharam confiança ao preparar um discurso sobre sua própria história, como parte da promoção ao nível do cinturão negro.

  1. Saúde

De acordo com o Rensselaer Polytechnic Institute, o Tae-kwon-do ajuda a aumentar a aptidão física, já que inclui atividades aeróbicas, como exercícios de bloqueio, além de atividades anaeróbicas.

Atividades de treinamento, como flexões, ajudam a criar força, enquanto os exercícios de chutes ajudam a flexibilidade. Ele também queima calorias, com uma taxa de 5,06 calorias por minuto. Isso significa que você vai queimar 50 calorias em menos de 10 minutos de aula.

  1. Defesa pessoal

A autodefesa foi o propósito original do t Tae-kwon-do, e para muitos é a principal vantagem, já que oferece habilidades de autodefesa que são importantes para todos aprenderem.

Isso ensina aos alunos a reduzir a probabilidade de uma lesão por uma queda ou ataque, e pode ajudar as pessoas a escapar de assaltos potencialmente ameaçadores de vida.

É importante observar também que o Tae-kwon-do não é sobre violência, mas sobre evitar a vitimização.

  1. Disciplina

Os alunos devem trabalhar durante anos para aperfeiçoar suas habilidades, e depois de iniciar qualquer arte marcial, você deve ficar com ela. Este foco a longo prazo ajuda a desenvolver disciplina nos alunos.

O Tae-kwon-do pode ser um exercício muito benéfico para quem quer fugir da tradicional musculação e da bicicleta, ajudando a canalizar raiva e também diminuir sensações de ansiedade no corpo.

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *